Ao assistir a um filme ou a um vídeo, o público nem sempre se apercebe que as interpretações que faz de um determinado elemento da cena está diretamente relacionado com a introdução de sons, ruídos e músicas, que os leva a experienciar várias emoções que até então não existiam. Isto é chamado de Sound Design ou Sound Effects (SFX) e serve para atrair a pessoa ainda mais para dentro da história, fazendo até com que a pessoa sinta que está dentro do filme ou do vídeo.
Sons como a chuva, trovoada, vento, pássaros, portas a chiar e passos, são responsáveis por permitir que o espectador reconheça determinados ambientes e elementos, e desta forma retomar ou direcionar a atenção do espectador para um determinado aspeto na cena.
Assim sendo os SFX podem desta forma tornar-se uma parte da narrativa. E através destes SFX ou mesmo da própria música o espectador pode sentir várias emoções, tais como o medo, excitação, ansiedade, tranquilidade, entre inúmeras outras.
Gatilhos emocionais
Um bom exemplo para perceberem do que estou a falar é experimentarem ver um filme de terror mas retirar o áudio desse filme e colocarem o áudio de um filme de comédia. O impacto e a forma como vão ver e sentir o filme não vai ser a mesma, isto porque um dos gatilhos emocionais já não está presente. Vejamos por exemplo este vídeo.
Apesar de sabermos que se trata de um filme de terror não o conseguimos encarar dessa forma devido à música utilizada que desperta em nós um outro gatilho emocional que não o medo.