Agência de Marketing Digital e Resultados
A importância do som na imagem: SFX

A importância do som na imagem: SFX

Ao assistir a um filme ou a um vídeo, o público nem sempre se apercebe que as interpretações que faz de um determinado elemento da cena está diretamente relacionado com a introdução de sons, ruídos e músicas, que os leva a experienciar várias emoções que até então não existiam. Isto é chamado de Sound Design ou Sound Effects (SFX) e serve para atrair a pessoa ainda mais para dentro da história, fazendo até com que a pessoa sinta que está dentro do filme ou do vídeo.

Sons como a chuva, trovoada, vento, pássaros, portas a chiar e passos, são responsáveis por permitir que o espectador reconheça determinados ambientes e elementos, e desta forma retomar ou direcionar a atenção do espectador para um determinado aspeto na cena. 

Assim sendo os SFX podem desta forma tornar-se uma parte da narrativa. E através destes SFX ou mesmo da própria música o espectador pode sentir várias emoções, tais como o medo, excitação, ansiedade, tranquilidade, entre inúmeras outras.

Gatilhos emocionais

Um bom exemplo para perceberem do que estou a falar é experimentarem ver um filme de terror mas retirar o áudio desse filme e colocarem o áudio de um filme de comédia. O impacto e a forma como vão ver e sentir o filme não vai ser a mesma, isto porque um dos gatilhos emocionais já não está presente. Vejamos por exemplo este vídeo.

Apesar de sabermos que se trata de um filme de terror não o conseguimos encarar dessa forma devido à música utilizada que desperta em nós um outro gatilho emocional que não o medo.

sons em estúdio por profissionais

Criação dos SFX

Caso não lhe seja possível, por algum motivo, fazer uma subscrição numa plataforma de SFX não desespere, há inúmeras outras formas de recriar os sons que necessita para o seu vídeo. Para tal necessita apenas de um gravador e de uma boa dose de imaginação. Deixo aqui um exemplo, para recriar o som da chuva pode basta pegar numa frigideira e colocar um bocado de bacon a fritar, parece estranho eu sei, mas experimente e vai ver.

sons na imagem: SFX

A maioria dos SFX são criados em estúdios por profissionais com recurso a utensílios do dia a dia, alimentos entre outras coisas de forma a conseguirem replicar os mais variados tipos de efeitos sonoros que ouvimos no nosso cotidiano. Outros são captados em ambientes controlados, por vezes mesmo no set das gravações. Aqui pode ver um vídeo que mostra como são feitos os sons em estúdio por profissionais de Hollywood.

Percepção

O mesmo som pode ser utilizado em vários contextos, por exemplo, uma pessoa a caminhar na neve tem um som específico que nós associamos automaticamente, mas este som na realidade é criado nos estúdios com recurso a areia e sacos cheios dela que são pisados de forma a replicar esse som, mas o cérebro humano ao ver um contexto de neve nunca vai associar aquele som a nada mais do que aquilo.

Esse mesmo som por sua vez pode ser utilizado depois no contexto de uma pessoa a atravessar um deserto. Ou seja, a forma como encaramos os sons está diretamente relacionada como vemos o ambiente retratado na cena. O som e a imagem andam de mão dadas durante todo este processo, daí o termo “Audiovisual”.

Plataformas de SFX

  • Artlist
  • Epidemic Sound
  • Storyblocks

Estas plataformas dispõem de um trial gratuito, no caso do Epidemic Sound e do Artlist esse trail tem a duração de 30 dias. Em todas estas plataformas é possível ter acesso de igual modo a músicas que podem ser utilizadas nos vossos vídeos de forma a não ter problemas relacionados com Royalties (Direitos de Autor).

Agora que ficou a perceber a importância que o Sound Design e os SFX têm nos seus vídeos está na altura de começar a pôr em prática estas dicas e a despertar as emoções na sua audiência. E lembre-se, um bom vídeo mas com péssimo som pode não ser visto até ao fim, mas um mau vídeo com excelente Sound Design tem melhores probabilidades de ser visto até ao fim.

Renato Cotrim

Renato Cotrim

Video Editor

Também te pode interessar
Como gravar vídeos com o smartphone

Como gravar vídeos com o smartphone

Nos dias de hoje já não é necessário ter grandes câmeras para gravar grandes vídeos, basta apenas agarrar o... Ler mais
Facebook Ads: as regras dos anúncios

Facebook Ads: as regras dos anúncios

Para começar a utilizar a plataforma Facebook Ads é fundamental que saiba as regras de anúncios implementadas pela rede... Ler mais
Vídeo Marketing: a importância da legenda

Vídeo Marketing: a importância da legenda

Não é segredo que o uso do vídeo no marketing digital está a dar que falar já há alguns... Ler mais