Agência de Marketing Digital e Resultados
Como gravar vídeos com o smartphone

Como gravar vídeos com o smartphone

Nos dias de hoje já não é necessário ter grandes câmeras para gravar grandes vídeos, basta apenas agarrar o seu smartphone e começar.

A evolução da tecnologia ao longo dos últimos anos trouxe alguma acessibilidade aos entusiastas da fotografia e do vídeo por todo o mundo, possibilitando a captação de imagens através do seu smartphone a um custo muito mais reduzido sem a necessidade de grandes equipamentos.

Assim sendo deixo-lhe aqui 8 dicas para gravar vídeos incríveis com o seu smartphone.

1 – Limpar a lente antes de começar a gravar

Pode parecer algo relativamente banal mas a verdade é que faz a diferença, basta pensar na quantidade de gordura e pó que se acumulam naquela área durante o dia a dia sem que tenhamos a percepção disso e quando chega a hora de gravar não queremos ter a lente suja a estragar as imagens que captamos, pois não?

2 – Tenha atenção ao áudio

O áudio é um complemento importante do seu vídeo e um mau áudio pode acabar por destruir uma boa gravação de vídeo, portanto é necessário ter muita atenção aos ruídos que estão à sua volta no momento de gravar.

Opte por um sítio sossegado sem grandes barulhos de fundo e não tenha nada a obstruir o microfone do seu smartphone na hora de gravar.

Uma outra opção, e que irá dar um outro ar aos seus vídeos, é investir num microfone de lapela.

microfone de lapela para gravar vídeos com o smartphone

Este vai melhorar consideravelmente a qualidade do seu áudio e reduzir quase por completo quaisquer barulhos de fundo que possam existir. A grande diferença que vai notar ao fazer esta escolha é a redução do chamado “eco” e acredite isso por si só vai fazer a diferença nos seus vídeos.

3 – Gravar vídeos com o smartphone na horizontal

O ideal é gravar sempre os seus vídeos na horizontal, isto porque, além de lhe permitir uma maior margem de manobra na edição e adaptação para as redes sociais, permite a utilização de todo o espaço disponível no ecrã da televisão, ou monitor, da pessoa que está a visualizar o vídeo.

Quando estiver a gravar sem apoio de um tripé utilize sempre as duas mãos de forma a conferir mais estabilidade ao seu smartphone e por sua vez ao vídeo que está a capturar. Uma boa forma de manter tudo nivelado é usar uma linha de um prédio, poste de luz ou outra coisa que esteja à sua disposição que lhe permita ter uma linha de referência para manter tudo nivelado, vai ver que esta dica fará a diferença nos seus planos e dará um ar muito mais agradável ao seu vídeo.

Gravar em vertical também é uma possibilidade e é recomendado se a sua intenção for gravar conteúdos para Insta Stories, Reels, ou Tik Tok por exemplo, em que o objetivo é usar a capacidade máxima da tela do smartphone do utilizador, mas utilizar esse vídeo numa televisão ou no monitor de um computador a experiência para quem está a consumir esse conteúdo será estranha uma vez que no centro do ecrã estará o vídeo mas nas laterais estarão umas barras pretas a preencher a restante área.

4 – Estabilização, Estabilização, Estabilização

Uma boa estabilização da sua imagem fará a diferença na forma como o público percepciona o seu vídeo. 

Sempre que possível utilize um tripé ou um gimbal para manter a sua imagem o mais estável possível. Caso não tenha acesso a um destes equipamentos utilize ambas as mãos para agarrar o seu smartphone e tranque os cotovelos junto ao seu corpo, isto vai reduzir as vibrações, que por sua vez irá manter a imagem mais estabilizada.

estabilizador de imagem para gravar vídeos com o smartphone

Para complementar pode sempre aplicar um estabilizador de imagem em pós produção, mas tenha em atenção que por vezes o resultado obtido com esse efeito nem sempre é o pretendido, ainda assim em 80% das vezes é possível resolver o problema de forma quase imperceptível.

5 – Manual ou automático?

Há alguns smartphones que já permitem fazer a captação de vídeo de forma manual, mas a grande maioria disponível no mercado ainda não dispõe dessa característica.

Se quiser optar por gravar tudo de forma manual pode sempre utilizar a app Filmic Pro que lhe permite ajustar todas as definições de vídeo.

app Filmic Pro

Mas se está a começar agora a gravar vídeos o melhor é ficar-se pelo automático e ir percebendo como funcionam as várias opções ao longo do tempo.

Uma das coisas que, ao gravar em automático, tem de ter em conta é o foco e a luz.

Como está em automático o seu smartphone irá adaptar-se às várias mudanças de luz ou foco que possam acontecer durante a gravação, ainda assim é possível contornar esta questão.

Para isso basta tocar no ecrã, em cima do sujeito da gravação, para trancar o foco e a exposição.

luz durante a gravação

Isto vai fazer com que não haja alterações súbitas na luz durante a gravação (se estiver a gravar fora de um ambiente controlado, por exemplo na rua).

Por último, verifique e altere, caso seja necessário, as definições de gravação para os 1080p 25FPS para uma melhor resolução.

6 – Iluminação é fundamental

Uma boa luz faz toda a diferença no seu vídeo, ninguém quer ver um vídeo com uma luz péssima.

Hoje já é possível ter acesso a luzes RGB, ou Ring Lights por um preço bastante acessível e que vão fazer, com toda a certeza, a diferença nos seus vídeos.

Uma Ring Light permite-lhe iluminar a sua face de forma homogênea, evitando desta forma sombras desnecessárias na cara.

luzes rbg

As luzes RBG podem ser utilizadas para criar uma composição no background e até mesmo um sentido de profundidade.

7 – Olhe para a lente

Sempre que estiver a gravar de frente para a câmera olhe para a lente e não para o ecrã.

Este é um dos erros mais comuns de quem está a começar a gravar vídeos, olha para o ecrã em vez de estar a olhar para a lente.

Isto é algo que deve ser evitado ao máximo, os seus olhos devem estar focados na lente, como se fossem os olhos da pessoa que está a assistir que estivessem ali.

Vai criar assim uma ligação com a pessoa, está a falar diretamente para ela olhos nos olhos.

O ideal nesta situação é mesmo utilizar a câmera traseira do seu smartphone, em primeiro lugar porque não tem o ecrã virado para si e não cai na tentação de olhar para ele e em segundo lugar consegue usufruir ao máximo da qualidade de imagem do seu smartphone (a câmera traseira é superior à frontal).

8 – O conteúdo é rei

Tenha todas estas dicas em consideração, mas não se esqueça, o conteúdo é, e continuará a ser, Rei!

Pode não ter todas as ferramentas disponíveis, mas se tiver apenas o seu smartphone e um bom conteúdo para partilhar isso é o que basta, o resto virá com o tempo.

Não se deixe inibir pelo facto de não dispor de todo o equipamento que acha que precisa, só precisa de ter vontade, boas ideias de conteúdo e carregar gravar.

Agora é só seguir estas dicas e começar a gravar vídeos com o smartphone, vai ver que vão fazer toda a diferença.

Renato Cotrim

Renato Cotrim

Video Editor

Também te pode interessar
Facebook Ads: as regras dos anúncios

Facebook Ads: as regras dos anúncios

Para começar a utilizar a plataforma Facebook Ads é fundamental que saiba as regras de anúncios implementadas pela rede... Ler mais
Vídeo Marketing: a importância da legenda

Vídeo Marketing: a importância da legenda

Não é segredo que o uso do vídeo no marketing digital está a dar que falar já há alguns... Ler mais
A importância do som na imagem: SFX

A importância do som na imagem: SFX

Ao assistir a um filme ou a um vídeo, o público nem sempre se apercebe que as interpretações que... Ler mais