Agência de Marketing Digital e Resultados
Copywriting: o que é a escrita persuasiva?

Copywriting: o que é a escrita persuasiva?

Copywriting é vulgarmente conhecido como a escrita persuasiva. Também pode ser traduzido popularmente como a forma como descreve o seu produto ou serviço, no entanto, há muito mais para perceber em relação a copywriting e ao que o mesmo pode fazer pelo seu negócio.

O que é exatamente copywriting?

Copywriting é o propósito da escrita no marketing – trata-se de fazer os seus clientes querer interagir com o seu negócio e não apresentar-lhes apenas fatos e características do seu produto. É mostrar ao seu público o valor do seu produto e não apenas exigir ações da parte deles. Fazê-los comprar o seu produto porque se identificam com o que vende e não apenas por “pressão”. Ou seja, através da escrita persuasiva, guiar o seu público a tomar uma decisão.

Vamos a exemplos:

  • Exemplo 1: “A empresa Y foi fundada em 1996 e a sua fundadora é a Joana. A empresa Y importa-se com a saúde de todos os portugueses e quer implementar um estilo de vida mais saudável aos seus clientes. Já tem mais de 12 000 clientes espalhados por Portugal!”
  • Exemplo 2: “Portugal está a despertar, ao longo dos últimos anos, para um estilo de vida mais saudável e focado numa alimentação mais equilibrada! É aqui que entra a empresa X. Temos vários planos, cheios de receitas deliciosas, disponíveis para o ajudar a reajustar o seu dia a dia 😋. Entre em contacto connosco para mais informações 📩.”

O que é exatamente copywriting?

Ambos os textos têm o mesmo objetivo: angariar mais clientes para iniciar uma jornada mais saudável com a empresa Y ou X. No entanto, a forma direta de angariar mais clientes da empresa X é bem mais apelativa do que a constatação de factos da empresa Y.

Este é o grande poder do copywriting, que pode ser o factor decisivo entre ficar com menos ou mais um cliente. Um copy direto, relacionável, com emojis (que, segundo vários estudos, resultam numa maior interação/conversão) e, no fim, colmatar com uma pequena ação por parte do público que permite que o mesmo faça o primeiro contacto, segundo as suas necessidades.

Alguns pontos a evitar num copy

  • Texto pobre: sem coerência, com erros ortográficos e estrutura pouco dinâmica e assertiva;
  • Falsas promessas: nunca prometer algo que o seu serviço/produto faz que, na verdade, não é bem assim;
  • Tentar falar para várias personas num só copy: é impossível alcançar todas as personas do seu serviço/produto num só copy;
  • Falar apenas das características do seu serviço/produto: é mais importante escrever, de várias maneiras diferentes, sobre os benefícios do seu serviço ou produto do que apenas descrever as características do mesmo;
  • Não ser relacionável: se falamos de um ponto de vista que o cliente não consegue relacionar, perdemos impacto. É como falar com um cliente sobre ‘como faturei 10 milhões’, quando a realidade dele é outra bem diferente;
  • Não utilizar elementos de ação: elementos que levam o utilizador à ação, como a escassez e urgência, por exemplo, tornam o seu copy mais apelativo e funcional.

Agora que já sabemos mais sobre o que é copywriting, como é que este o pode ajudar no seu negócio?

Nós vemos copywriting em todo o lado no nosso dia a dia: nos livros, nas notícias, no script dos vídeos que vê e dos podcast que ouve e a lista continua longa. Por este exato motivo, é fácil banalizar o copywriting, todavia, há uma diferença significante entre escrever palavras e copywriting.

As palavras têm um grande poder nos negócios hoje em dia. O nosso público é constantemente bombardeado na internet e o que significa que a sua capacidade de atenção é preciosa.

Três pontos a ter em conta aquando de copywriting

Três pontos a ter em conta no copywriting

  • Identificar as necessidades do seu público e mostrar-lhes como o seu produto/serviço corresponde ao preenchimento das mesmas;
  • Prender a preciosa atenção do seu público através de uma escrita persuasiva e direccionada a essas dores/necessidades;
  • Direcionar o seu público para a ação que deseja que o mesmo tome.

Está na hora de deixar de desvalorizar os copys que utiliza para descrever o seu produto ou serviço! O copy pode ser a sua forma mais eficaz de venda – pode criar relação com o seu público e está presente 24 horas por dia.

É uma forma de apresentar o que quer que venda de uma forma mais dinâmica e envolvente que pode transformar um seguidor num cliente fidelizado.

Aprenda a afinar copywriting para cumprir os seus objetivos mais facilmente envolvendo o seu cliente nessa jornada!

Margarida Oliveira

Margarida Oliveira
Social Media Manager

 

Também te pode interessar
Dark Mode – Vantagens de o utilizar na sua comunicação

Dark Mode – Vantagens de o utilizar na sua comunicação

O dark mode, modo escuro em português, está cada vez mais presente no mundo da tecnologia e do marketing... Ler mais
Facebook Ads: O que é, como funciona e como criar um anúncio!

Facebook Ads: O que é, como funciona e como criar um anúncio!

Facebook Ads são anúncios de Facebook que lhe permitem fazer publicidade dos seus conteúdos, produtos ou serviços no Facebook.... Ler mais
Persona vs Público-Alvo – Conheça as diferenças

Persona vs Público-Alvo – Conheça as diferenças

A definição da persona e do público-alvo são essenciais para o arranque de qualquer negócio e/ou marca. É fundamental... Ler mais