Exemplo de Motion Design
É aqui também que é realizada a correção de cor, isto se o seu vídeo precisar. A correção de cor é mais utilizada em vídeos institucionais e publicitários. Consiste em pegar nas cores já existentes no vídeo, com ajuda da ferramenta de edição de vídeo, e manipular essas mesmas cores para encaixar no tipo de sentimento ou intenção que foi definido no primeiro passo.
Para editar um vídeo você precisa de saber alguns detalhes. A resolução e a quantidade de quadros (frames) por segundo são dois pontos muito importantes. É com estas duas opções em mente que você irá editar e adicionar os próximos elementos.
Dependendo da rede social (ou redes sociais) que escolheu, as dimensões do projeto de vídeo terão de ser diferentes para que o seu vídeo ocupe o maior espaço de visualização sem ser cortado pelas plataformas das redes sociais. As medidas de vídeo para as diferentes redes sociais são:
Facebook
Para o Facebook o formato recomendado é o formato quadrado 1080×1080 px (1:1) devido ao facto de ser o formato mais ajustável para todos os dispositivos, ou seja, computador, smartphone e tablet. Outro formato que é aceitável no Facebook é o formato 1920×1080 px (16:9), contudo, por ser um formato mais horizontal, não irá ter tanto destaque no feed como o formato quadrado.
Instagram
Em relação ao Instagram, os formatos são os seguintes:
- Post – Para este tipo de publicação os vídeos terão de ter uma duração inferior a 60 segundos e as medidas recomendadas são de 1080×1350 px (4:5) ou 1080×1080 px (1:1). Pode ainda utilizar o formato 1920×1080 px (16:9) mas este irá ter pouco destaque no feed.
- IGTV – Em IGTV o formato preferencial é 1080×1920 px (9:16) e para este formato o vídeo terá que ter uma duração superior a 60 segundos.
- Story – Para o formato Story a medida recomendada é de 1080×1920 px (9:16) mas para este formato o vídeo terá que ter uma duração inferior a 15 segundos. Caso o vídeo tiver uma duração superior a 15 segundos, o Instagram irá “partir” o vídeo em várias Stories.
LinkedIn
Na rede social LinkedIn os formatos recomendados são os mesmos que para o Facebook, ou seja, 1080×1080 px (1:1) e 1920×1080 px (16:9), todavia, este último formato não dará tanto destaque ao seu vídeo.
Para o TikTok as medidas recomendadas são as mesmas que para IGTV, isto é, 1080×1920 px (9:16), contudo, um vídeo para TikTok terá que ter, no máximo, 60 segundos de duração.
YouTube
O YouTube é a rede social onde o formato utilizado é o mais generalista e mais standard em toda a plataforma. Esse formato é 1920×1080 px (16:9) e maior parte dos utilizadores que fazem upload de vídeos para essa plataforma já utilizam essa medida.
4) Renderização
Depois do vídeo já editado, este último passo serve para que essa edição se transforme num único ficheiro de vídeo. Com a ajuda da ferramenta de edição de vídeo, é feita a renderização, onde são processados todos os quadros (frames) e todos os elementos para esse produto final, que neste caso será um vídeo.
Os melhores formatos de ficheiro para estes vídeos são o .mp4 (MPEG-4), preferencialmente, e .mov (QuickTime Movie).
Contudo, para você conseguir editar um vídeo é necessário um programa de edição de vídeo.
Ferramentas de Edição de Vídeo
Existem várias ferramentas para editar vídeos, entre elas, pagas e gratuitas de serem usadas, bem como indicadas para amadores e profissionais. Aqui estão algumas que recomendo para iniciantes e para experientes:
Windows Movie Maker
Esta ferramenta é bastante simples e básica de ser usada, bem como gratuita. Antigamente este software vinha de fábrica com computadores com o sistema operacional Windows, contudo, nos dias de hoje, para usar esta ferramenta você precisa de fazer download dela. Este programa é também um pouco limitado, quer o uso de motion design, quer em relação aos formatos de vídeos suportados e isso pode ser uma complicação na altura em que você for editar um vídeo.
KineMaster
Esta aplicação para Android é gratuita e é das melhores para editar vídeos no smartphone ou tablet. Claro que este tipo de aplicação não tem a performance e facilidade de ser usada como as ferramentas para o computador, todavia é uma boa ajuda quando você precisar de editar um vídeo para colocar nas suas redes sociais e não tem um computador à mão.
Adobe Spark Video
Outra ferramenta para editar vídeos em smartphone e tablet (neste caso iPhone e iPad) é o Adobe Spark Video, desenvolvida pela Adobe. É também gratuita e tem uma interface bastante simples e fácil de ser usada para edição de vídeo.
DaVinci Resolve
Este programa foi desenvolvido pela BlackMagic, conhecida por desenvolver outros softwares profissionais de vídeo e captura. Possui versões para os sistemas operativos Windows, Mac e Linux, e é uma ferramenta bastante completa e poderosa, sendo gratuita mas com possibilidade de ser expandida para a versão Studio por apenas 269€. O DaVinci Resolve conta também com uma área bastante completa para correção de cor, efeitos especiais e até edição de áudio muito pormenorizado.