Agência de Marketing Digital e Resultados
Edição de vídeo e a sua importância no Marketing Digital

Edição de vídeo e a sua importância no Marketing Digital

O conteúdo em vídeo, ao longo dos anos, tem vindo a crescer e é sem dúvida um dos principais formatos responsável por impulsionar o Marketing Digital, tonando-se assim, uma das principais ferramentas de aprendizagem, entretenimento e publicidade nas redes sociais e em toda a Internet.

Em Portugal, 96% dos utilizadores de Internet consomem conteúdo de vídeo enquanto que, no Brasil, este número sobe para os 98%. Estes números dizem muito em relação ao quão importante é o vídeo, nos dias de hoje, para uma estratégia de Marketing Digital.

Edição de vídeo e a sua importância no Marketing Digital

E porquê vídeo? Porque razão o vídeo é melhor que um post de imagem ou texto?

O nosso cérebro capta mais informação quando perceciona movimento. Ele consegue perceber melhor as coisas em movimento. Com isto, percebemos que o vídeo tem a capacidade de atrair e manter a atenção do visualizador. O vídeo também ajuda a criar laços afetivos e, com isso, a estabelecer uma maior relação de confiança com a marca.

Todavia, você precisa de saber em que consiste a edição de vídeo, como executá-la e, também, quais as melhores ferramentas de edição de vídeo que existem no mercado quer para amadores, quer para profissionais.

O que é a edição de vídeo?

Edição de vídeo é usar e editar ficheiros em bruto de vídeo e elementos através de uma ou mais ferramentas de edição, para que o resultado final seja o mais aproximado do vídeo que é pretendido. Este processo divide-se em quatro passos:

1) Definir intenção do vídeo

O primeiro passo é definir a intenção do vídeo, bem como para que rede social (ou redes sociais) ele irá ser partilhado. Primeiro você precisa de definir qual a sensação que quer provocar nos utilizadores e de que forma irá entregar esse mesmo conteúdo. Com isso em mente, você irá ter mais facilidade em criar um storyboard (caso o seu vídeo seja mais institucional ou uma promoção de um produto), gravar o material necessário e prosseguir para o segundo passo.

Definir intenção do vídeo

2) Selecionar os ficheiros e os elementos

O passo seguinte é escolher os ficheiros que você irá utilizar dos vídeos brutos que gravou, bem como os elementos extras. Dos vídeos brutos que você tem disponível, escolha os que lhe pareçam melhor para que depois o processo de edição seja mais rápido e facilitado. Imagens, elementos gráficos, música e efeitos de som são vários elementos que ajudam a tornar o seu vídeo mais profissional e a transmitir melhor a mensagem que pretende.

3) Edição de vídeo

O terceiro passo é a edição de vídeo propriamente dita. É aqui que a magia acontece!

Neste passo você faz cortes nos vídeos que escolheu anteriormente, adiciona música, efeitos sonoros e também elementos gráficos para enfatizar e simplificar a mensagem que quer transmitir com o seu vídeo. 

Edição de vídeo

Música

A música na edição de vídeo é um elemento muito importante porque ajuda a transmitir e a cativar a audiência, bem como reforça a intenção do vídeo. Usar uma música mais alegre pode transmitir felicidade, enquanto uma música mais melancólica pode revelar um sentimento de tristeza.

Escolha bem a música que vai usar, de acordo com o que quer que o público sinta.

Efeitos sonoros

Os efeitos sonoros são uma excelente adição ao seu vídeo. Se forem bem escolhidos e no timing certo podem diferenciar vídeos amadores de vídeos profissionais.

Você encontra vários websites onde poderá fazer download dos efeitos sonoros que pretende, alguns gratuitos e outros com uma mensalidade ou anualidade.

Elementos gráficos

A utilização de elementos gráficos ou motion design é usado para criar mais movimento e aumentar o profissionalismo aos seus vídeos. Geralmente, são utilizadas formas geométricas, ícones, tipografia ou até ilustrações, e são feitas animações com estes mesmos elementos. Para este tipo de animação são utilizados key-frames (pontos ao longo da linha de tempo na ferramenta de edição de vídeo) que são usados para marcar onde e quando um determinado elemento vai estar posicionado no vídeo.

Motion Design

Exemplo de Motion Design

É aqui também que é realizada a correção de cor, isto se o seu vídeo precisar. A correção de cor é mais utilizada em vídeos institucionais e publicitários. Consiste em pegar nas cores já existentes no vídeo, com ajuda da ferramenta de edição de vídeo, e manipular essas mesmas cores para encaixar no tipo de sentimento ou intenção que foi definido no primeiro passo. 

Para editar um vídeo você precisa de saber alguns detalhes. A resolução e a quantidade de quadros (frames) por segundo são dois pontos muito importantes. É com estas duas opções em mente que você irá editar e adicionar os próximos elementos.

Dependendo da rede social (ou redes sociais) que escolheu, as dimensões do projeto de vídeo terão de ser diferentes para que o seu vídeo ocupe o maior espaço de visualização sem ser cortado pelas plataformas das redes sociais. As medidas de vídeo para as diferentes redes sociais são:

Facebook

Para o Facebook o formato recomendado é o formato quadrado 1080×1080 px (1:1) devido ao facto de ser o formato mais ajustável para todos os dispositivos, ou seja, computador, smartphone e tablet. Outro formato que é aceitável no Facebook é o formato 1920×1080 px (16:9), contudo, por ser um formato mais horizontal, não irá ter tanto destaque no feed como o formato quadrado.

Instagram

Em relação ao Instagram, os formatos são os seguintes:

  • Post – Para este tipo de publicação os vídeos terão de ter uma duração inferior a 60 segundos e as medidas recomendadas são de 1080×1350 px (4:5) ou 1080×1080 px (1:1). Pode ainda utilizar o formato 1920×1080 px (16:9) mas este irá ter pouco destaque no feed.
  • IGTV – Em IGTV o formato preferencial é 1080×1920 px (9:16) e para este formato o vídeo terá que ter uma duração superior a 60 segundos.
  • Story – Para o formato Story a medida recomendada é de 1080×1920 px (9:16) mas para este formato o vídeo terá que ter uma duração inferior a 15 segundos. Caso o vídeo tiver uma duração superior a 15 segundos, o Instagram irá “partir” o vídeo em várias Stories.

LinkedIn

Na rede social LinkedIn os formatos recomendados são os mesmos que para o Facebook, ou seja, 1080×1080 px (1:1) e 1920×1080 px (16:9), todavia, este último formato não dará tanto destaque ao seu vídeo.

TikTok

Para o TikTok as medidas recomendadas são as mesmas que para IGTV, isto é, 1080×1920 px (9:16), contudo, um vídeo para TikTok terá que ter, no máximo, 60 segundos de duração.

YouTube

O YouTube é a rede social onde o formato utilizado é o mais generalista e mais standard em toda a plataforma. Esse formato é 1920×1080 px (16:9) e maior parte dos utilizadores que fazem upload de vídeos para essa plataforma já utilizam essa medida.

4) Renderização

Depois do vídeo já editado, este último passo serve para que essa edição se transforme num único ficheiro de vídeo. Com a ajuda da ferramenta de edição de vídeo, é feita a renderização, onde são processados todos os quadros (frames) e todos os elementos para esse produto final, que neste caso será um vídeo.

Os melhores formatos de ficheiro para estes vídeos são o .mp4 (MPEG-4), preferencialmente, e .mov (QuickTime Movie).

Contudo, para você conseguir editar um vídeo é necessário um programa de edição de vídeo.

Ferramentas de Edição de Vídeo

Existem várias ferramentas para editar vídeos, entre elas, pagas e gratuitas de serem usadas, bem como indicadas para amadores e profissionais. Aqui estão algumas que recomendo para iniciantes e para experientes:

Windows Movie Maker

Esta ferramenta é bastante simples e básica de ser usada, bem como gratuita. Antigamente este software vinha de fábrica com computadores com o sistema operacional Windows, contudo, nos dias de hoje, para usar esta ferramenta você precisa de fazer download dela. Este programa é também um pouco limitado, quer o uso de motion design, quer em relação aos formatos de vídeos suportados e isso pode ser uma complicação na altura em que você for editar um vídeo.

KineMaster

Esta aplicação para Android é gratuita e é das melhores para editar vídeos no smartphone ou tablet. Claro que este tipo de aplicação não tem a performance e facilidade de ser usada como as ferramentas para o computador, todavia é uma boa ajuda quando você precisar de editar um vídeo para colocar nas suas redes sociais e não tem um computador à mão.

Adobe Spark Video

Outra ferramenta para editar vídeos em smartphone e tablet (neste caso iPhone e iPad) é o Adobe Spark Video, desenvolvida pela Adobe. É também gratuita e tem uma interface bastante simples e fácil de ser usada para edição de vídeo.

DaVinci Resolve

Este programa foi desenvolvido pela BlackMagic, conhecida por desenvolver outros softwares profissionais de vídeo e captura. Possui versões para os sistemas operativos Windows, Mac e Linux, e é uma ferramenta bastante completa e poderosa, sendo gratuita mas com possibilidade de ser expandida para a versão Studio por apenas 269€. O DaVinci Resolve conta também com uma área bastante completa para correção de cor, efeitos especiais e até edição de áudio muito pormenorizado. 

DaVinci Resolve

Adobe Premiere Pro

O Adobe Premiere Pro, como você já deve ter percebido, é um programa desenvolvido pela Adobe. Como o DaVinci Resolve, o Premiere Pro também é bastante completo e mais avançado para a edição de vídeo. É bastante utilizado no mercado e oferece muitas ferramentas dentro do próprio software para você criar vídeos de excelência.

É uma ferramenta que precisa de prática, inicialmente, para que seja mais fácil utilizá-la, posteriormente.

Esta ferramenta é gratuita durante 7 dias e, se depois quiser continuar a utilizá-la, terá que pagar 24,59€ por mês.

Adobe After Effects

Este software, também desenvolvido pela Adobe, é um dos mais completos do mercado e, por isso mesmo, é também o mais utilizado por editores profissionais. Mesmo que esta ferramenta seja mais direcionada para o motion design e para criar efeitos especiais, ela também conta com um vasto leque de opções, como a edição de vídeo pura e edição de áudio.

Como o Adobe Premiere Pro, esta ferramenta é gratuita durante os primeiros 7 dias e, depois, terá que pagar os mesmos 24,59€ por mês.

Ferramentas de Edição de Vídeo

Agora que já sabe a importância do conteúdo em vídeo para uma estratégia de Marketing Digital, os básicos da edição de vídeo e algumas das ferramentas que pode utilizar para o fazer, está na hora de meter as mãos à obra e começar a usar mais conteúdo audiovisual nas suas redes sociais.

É com a prática e com a repetição que os seus vídeos irão ficar mais profissionais e, posteriormente, esses vídeos irão alavancar a sua marca e o seu negócio.

Pedro Vala

Pedro Vala

Motion Designer

Também te pode interessar
Como gravar vídeos com o smartphone

Como gravar vídeos com o smartphone

Nos dias de hoje já não é necessário ter grandes câmeras para gravar grandes vídeos, basta apenas agarrar o... Ler mais
Facebook Ads: as regras dos anúncios

Facebook Ads: as regras dos anúncios

Para começar a utilizar a plataforma Facebook Ads é fundamental que saiba as regras de anúncios implementadas pela rede... Ler mais
Vídeo Marketing: a importância da legenda

Vídeo Marketing: a importância da legenda

Não é segredo que o uso do vídeo no marketing digital está a dar que falar já há alguns... Ler mais