Get Digital > Mercado > Facebook Ads: O que é, como funciona e como criar um anúncio!
Facebook Ads: O que é, como funciona e como criar um anúncio!
Facebook Ads são anúncios de Facebook que lhe permitem fazer publicidade dos seus conteúdos, produtos ou serviços no Facebook. Podemos dizer que esta é a definição mais simples de Facebook Ads, no entanto, Facebook Ads tem muitos pormenores complexos.
Investir em Facebook Ads significa que os conteúdos da sua página serão exibidos a um maior número de pessoas, muito além do alcance orgânico que o Facebook oferece. Organicamente as suas publicações serão apenas entregues a pessoas que já gostam da sua página, enquanto que com o Facebook Ads conseguirá alcançar outros públicos e aumentar a visibilidade da sua marca.
O Facebook é sem sombra de dúvidas a maior rede social do mundo (são mais de 2.5 mil milhões de utilizadores), e por isso a facilidade com que conseguimos impactar vários segmentos de público torna esta ferramenta muito interessante. A sua principal característica é a enorme variedade de anúncios, com diferentes objectivos e com um grande leque de formatos.
Como Funciona o Facebook Ads?
Um dos grandes privilégios de investir em Facebook Ads é que para além de existir um gigantesco público nas redes sociais, conseguirá escolher qual o melhor formato de anúncio para o seu negócio. Conseguirá entregar os seus anúncios ao público específico do seu negócio e automatizar para conversões. Reflita: consegue fazer esta segmentação tão específica com um outdoor?
Um ponto também importante a entender no Facebook Ads, e que não encontra em nenhum outro sítio ao fazer publicidade tradicional, é quantidade de dados e estatísticas que terá ao seu dispor para analisar. Estatísticas diárias, por anúncio, que são essenciais para avaliar a performance do seu anúncio, fazer ajustes, e mais significativo, entender o comportamento do público. Isto porque pode fazer todos os anúncios que entender, se não souber para quem está a falar, do que lhe vale?
Para começar no Facebook Ads é necessário ter em consideração alguns pontos que vão delinear o caminho que a sua campanha vai seguir:
Escolher o objectivo da campanha;
Definir o público alvo;
Escolher o valor de investimento e duração;
Escolher os locais de publicação do anúncio;
Escolher o formato do anúncio.
É imperativo criar uma estratégia para cada campanha
Qual é o objectivo da sua campanha? No Facebook Ads tem vários objectivos disponíveis:
Divulgação de Marca: aumenta a divulgação do seu negócio, da sua marca ou do seu serviço;
Alcance: mostra o anúncio ao maior número de pessoas possível do seu público-alvo sem repetir;
Interacção: alcança pessoas com maior probabilidade de interagirem com a sua publicação (interação inclui gostos, comentários e partilhas);
Tráfego: direciona as pessoas do Facebook para qualquer URL que escolher;
Visualizações de video: alcança pessoas com maior probabilidade de assistirem aos seus conteúdos de vídeo;
Geração de leads: angaria leads para o seu negócio;
Mensagens: para entrar em contacto com pessoas no Facebook e comunicar com clientes potenciais;
Instalações de App: direciona as pessoas para a loja na qual podem descarregar a app do seu negócio;
Conversões: incentiva as pessoas a efetuarem uma ação específica no site, como por exemplo, compras ou leads;
Vendas de Catálogo: mostra produtos do catálogo da sua loja online para gerar vendas;
Tráfego da loja: promove as localizações do seu negócio local junto das pessoas que estejam próximas.
Qual é o público-alvo?
Género
Idade
Localização geográfica
Interesses
Comportamentos
Dados demográficos
Qual é o investimento e a duração para a campanha?
Valor diário ou total para a campanha
Definir a duração da sua campanha
Locais de Publicação do anúncio?
Feed de Notícias do Facebook
Feed do Instagram
Marketplace do Facebook
Feed de Vídeo do Facebook
Coluna Direita do Facebook
Explorar do Instagram
Caixa de Entrada do Messenger
Facebook Stories
Instagram Stories
Messenger Stories
Vídeos durante a transmissão do Facebook
Resultado de pesquisa do Facebook
Mensagem patrocinadas do Messenger
Artigos instantâneos do Facebook
Qual é o formato do anúncio?
Imagens
Vídeo
Apresentação
Carrossel
Experiência Instantânea
Coleção
As possibilidades são tantas que é necessário estipular concretamente, criar uma estratégia, criar objectivos para o seu negócio e conhecer muito bem o seu público-alvo – quem é o seu público-alvo e onde é que ele está!
Uma estratégia de marketing digital com a definição do que pretende para cada anúncio é crucial para não atirar dinheiro fora. Antes de começar a anunciar no Facebook, estipule muito bem o que quer para o seu negócio.
Vantagens de investir em Facebook Ads
Crescimento do número de fãs da página e por consequente o aumento do público alvo;
Aumento da sua lista de contacto e de potenciais compradores;
Aumento do tráfego para o site;
Venda de produtos e serviços;
Aumento da notoriedade da marca.
Tipos de Facebook Ads
A grande liberdade do Facebook Ads é a diversidade de publicidade que a ferramenta tem ao seu dispor. Esta característica assegura que as suas campanhas atinjam diferentes tipos de públicos e que alcancem diferentes resultados. É fundamental que entenda cada um dos objectivos para saber exactamente o que está a fazer.
Facebook Ads para aumentar a notoriedade de marca
Se pretende aumentar a notoriedade da sua marca então os anúncios mais indicado são os de divulgação – divulgação de marca e/ou alcance. Este tipo de anúncios tem como objetivo trabalhar o reconhecimento da marca e o Top of Mind dos potenciais clientes. Quanto mais o público vê um anúncio, maiores são as probabilidades de ele ser lembrado.
Aqui o objectivo é que a sua marca seja reconhecida e visualizada, não necessariamente significa um aumento de vendas. O objectivo é alcançar pessoas mais propensas a tomar atenção aos seus anúncios.
Aumentar Tráfego no site
Este é o tipo de anúncio que deve escolher se o seu objectivo for direcionar o público do Facebook para uma página externa, que pode ser o site da sua empresa, uma loja online, um blog, etc. Tenha em mente que para utilizar este tipo de anúncio, a página de destino deve ter conteúdo bastante relevante para prender a pessoa.
Defina bem o objectivo que pretende ao fazer anúncios de tráfego. A ideia aqui é que o visitante conheça directamente a sua marca, blog ou site, não necessariamente gerar vendas directas.
Sugerimos que prepare bem a página para onde vai direcionar a pessoa. Deve ser uma página atraente, que acrescente valor ao visitante com conteúdos relevantes. Por exemplo, mostre os benefícios dos seus produtos, da sua marca.
Entenda este tipo de anúncios como se fosse para vendas indirectas. Mostre o valor dos seus produtos/serviços, o visitante fica a conhecer a sua marca ou empresa, e se a página de destino tiver realmente valor, a pessoa acaba por comprar.
Facebook Ads para aumentar a interação
A taxa de interacção é sem dúvida uma das principais métricas do Facebook Ads. Aqui referimo-nos à taxa de envolvimento que o público tem com a sua marca ou empresa. Ao fazer este tipo de anúncio pode escolher entre:
1) Interação com a publicação
Na interacção com a publicação o objectivo é aumentar o número de gostos, comentários, partilhas. Deste modo, envolve o público com as suas publicações e por consequente com a marca ou empresa. Este tipo de anúncios são óptimos para envolver as pessoas e às vezes criar um conceito de comunidade.
2) Gostos da página
O tipo de anúncio de Gostos da Página tem como objectivo promover a sua página e aumentar o número de fãs. Escolha uma imagem e um copy que demostre o que é a sua marca ou empresa para que o público ganhe interesse e facilmente goste da sua página.
Compreenda que aumentar o número de fãs não significa imperativamente aumentar a taxa de interacção da sua página. Quantas páginas conhece com imensos fãs que depois não têm interacção nas publicações? Ainda assim, não podemos deixar de referir que uma página com muitos fãs também transmite maior credibilidade e notoriedade da marca ou empresa.
Por isso, sugerimos que faça anúncios de gostos da página, mas que produza conteúdos relevantes e que os patrocine com anúncios de interacção. Os dois anúncios em simultâneo vão ajudar bastante no crescimento da sua página.
3) Resposta a eventos
Os anúncios de Resposta a Eventos tem como objectivo promover um evento que foi criado no Facebook. Quando cria um evento no Facebook o seu alcance orgânico é muito baixo e por isso se fizer anúncio para Resposta de Eventos vai aumentar a sua visibilidade e aumentar o número de participantes. Uma das vantagens destes anúncios é que os participantes que aderiram ao evento recebem notificações sempre que existir uma actualização ou publicação feita no evento. Assim sendo, podemos ver este tipo de anúncios como uma óptima ferramenta para reforçar o compromisso e criar interacção com o público.
Aumentar instalações de Apps
Este tipo de anúncio tem como objectivo direcionar as pessoas para a sua aplicação e fazer com que a descarreguem para o smartphone. Ao realizar o anúncio, deve ter em consideração o link da aplicação. Ou seja, deve distingir iOS de Android.
Facebook Ads para aumentar visualizações de vídeo
No mundo em que vivemos hoje o conteúdo de vídeo é REI! Por isso é fácil entender a importância deste tipo de anúncios que ajudam a aumentar as visualizações dos vídeos que publica na página. O objectivo é conseguir a maior quantidade de reproduções possível.
Vamos supor que teve imenso trabalho a criar um vídeo, que colocou música e legendas e que o publica na sua página. Sabe quem vai ver o seu vídeo? Quase ninguém, porque o alcance orgânico do Facebook é baixíssimo. Então para que teve tanto trabalho se ninguém vai ver o vídeo? A solução são os anúncios de Visualização de Vídeo. Estes anúncios têm geralmente um custo por resultado bastante baixo e para além de aumentar a visibilidade da sua marca ainda consegue aumentar a interacção da publicação.
Ao criar o anúncio pode escolher optimizá-lo para reproduções de 15 segundos ou menos ou visualizações de 2 segundos consecutivos.
Facebook Ads para aumentar a geração de leads
O grande objectivo deste tipo de anúncios é fazer com que a pessoa interaja com o seu anúncio, porque está interessada no seu negócio, e deixe os seus contactos sem ter de sair do Facebook.
Existem muitos anúncios onde é direcionado para uma landing page com informações relativas ao negócio e onde existe um formulário de contacto. Esta abordagem pode ser vantajosa porque a landing page deve conter informações pertinentes e explicativas sobre o negócio. A lead que cair nessa página é então uma lead mais informada.
No entanto, os anúncios de Captação de Leads do Facebook são bastante interessantes. Primeiro porque os dados já estão previamente preenchidos com as informações que a pessoa dá ao Facebook e segundo porque é um processo muito mais simples. Não é necessário desenhar e programar uma landing page. Deve sempre testar este tipo de anúncio para entender se serve para o seu negócio.
Mensagens patrocinadas
Os anúncios de mensagens patrocinadas são indicados para falar directamente com as pessoas que já entraram em contacto no passado com o seu negócio através do Messenger.
Este tipo de anúncio permite-lhe enviar ofertas, promoções e ou informações para clientes que já interagiram com o seu negócio através de mensagem. Ou seja, está a falar com pessoas que já estão envolvidas com a sua marca ou negócio, o que aumenta bastante a possibilidade de conversão.
As mensagem patrocinadas são óptimas para:
Nutrir a relação com as pessoas envolvidas com a sua marca ou negócio ao enviar ofertas, novidades ou actualizações do negócio;
Aumentar as conversões;
Criar laços com as pessoas envolvidas com o seu negócio.
Facebook Ads para aumentar conversões
Este tipo de anúncios é indicado para vender produtos, bilhetes ou capturar leads. No entanto, para fazer este tipo de anúncios é necessário ter um conhecimento mais aprofundado de Facebook Ads.
Uma das vantagens de anúncios de conversão é que vai conseguir medir e analisar todas as métricas de conversão dos seus anúncios, como por exemplo: quantas vendas está a gerar cada anúncio, qual o valor que está a converter por anúncio, quanto está a custar cada venda, etc.
Para fazer este tipo de anúncios é necessário instalar o Píxel de Facebook no seu site, loja online ou landing page. É essencial que a página de obrigada ou de confirmação de compra tenha o Píxel de Facebook instalado também. Isto porque, sempre que uma pessoa chegar a essa página é considerada uma compra ou lead e o Facebook consegue quantificá-las. Uma coisa interessante é que vai conseguir quantificar quantas pessoas clicam no anúncio e quantas pessoas realmente compram o produto.
Em suma, com anúncios de conversão consegue:
Promover uma página de um produto ou serviço com o objectivo de conversão;
Promover uma página com o objectivo de captação de leads.
Aumentar as vendas de uma loja online
Os anúncios de Vendas de Catálogo são anúncios que automaticamente mostram os produtos da sua loja online com base em:
Produtos visualizados ou adicionados ao carrinho mas não comprados;
Produtos adicionados ao carrinho mas não comprados;
Venda adicional, tendo por base uma coleção de produtos;
Venda cruzada, tendo por base uma coleção de produtos;
Combinação personalizada, tendo por base uma coleção de produtos.
Este tipo de anúncios é utilizado para fazer remarketing. Um exemplo é: vai a uma loja online e visualiza e/ou adiciona ao carrinho umas calças mas não finaliza a compra. Posteriormente, assim que entra nas redes sociais vai aparecer-lhe um anúncio com essas calças que adicionou ao carrinho.
Isso é o chamamos em marketing de remarketing dinâmico de produto.
O catálogo de produtos é um feed que armazena todas as informações sobre cada produto da sua loja. Este feed tem de ser carregado no Facebook para fazer a ligação com a loja online e assim mostrar automaticamente determinado produto à pessoa que o visualizou ou adicionou ao carrinho.
A ligação com o catálogo de produtos pode ser feita via Feed XML ou então com uma ligação de dados ao Píxel do Facebook.
Facebook Ads para visitas ao estabelecimento
Os anúncios de Tráfego da Loja são direccionados a negócios físicos ou eventos locais. Deve começar por adicionar as informações sobre a sua loja ou local do evento, e estipular qual o raio de distância com que pretende trabalhar. Através de geolocalização, o Facebook vai identificar quantas pessoas estão dentro desse raio e exibir os anúncios apenas para elas.
Estes anúncios têm como objectivo aumentar o número de visitantes e as vendas em negócios físicos ou num evento. Como negócios físicos podem ser considerados por exemplo:
Lojas de roupa;
Restaurantes;
Concessionários;
Ginásios;
Salões de beleza ou estética;
Cafés;
Etc.
Ao configurar o anúncio pode por exemplo, colocar o número de telefone, horário de abertura, colocar um mapa de localização ou adicionar um Cal To Action (CTA) para o cliente obter indicações.
Como criar o meu primeiro anúncio de Facebook Ads?
Depois de entendermos como funciona o Facebook Ads e dominar todos os tipos de anúncios que pode fazer, vamos ver passo a passo como configurar um anúncio de Facebook. Sendo este o seu primeiro anúncio, vamos começar por fazer o passo a passo de um anúncio de interacção com a publicação de imagem, que como vimos, todos os negócios o devem fazer para envolver o público com os seus conteúdos.
Passo a passo para fazer um anúncio de interação com a publicação no Facebook Ads:
Abra o gestor de anúncios do Facebook e clique no botão verde “Criar”.
Objectivo da Campanha
Escolha o objectivo “Interação”.
Como vimos anteriormente, neste tipo de anúncio pode escolher entre interação com as publicações, gostos da página e respostas a eventos. Estamos a fazer o passo a passo para o primeiro tipo, que por definição o Facebook já o seleciona.
Escolha o nome para a sua campanha. Escolha um nome que esteja relacionado com a publicação para no futuro saber identificar a que se refere. Clique em “Continuar”.
Vamos então configurar a nossa campanha em termos de segmentação de público, locais de publicação e orçamento e horário.
Segmentação de Público
Na segmentação de público pode escolher qual a localização: consegue definir por países, regiões, cidades e localidades.
Em termos de idade, pode segmentar o intervalo de idade que o seu público alvo tem. Pode escolher entre 13 anos a 65+. No género escolha um público composto por mulheres, homens ou pessoas de todos os géneros.
No idioma, pode escolher um público de utilizadores que falem determinados idiomas. Por exemplo, se quiser fazer um anúncio para Lisboa mas o seu público são estrangeiros que falam inglês. No idioma deve colocar inglês e o seu anúncio é entregue apenas a essas pessoas.
Públicos Personalizados
Os públicos personalizados são públicos-alvo que são compostos por pessoas que já conhecem o seu negócio. Pode pode exemplo criar públicos de pessoas que interagiram com a sua página de Facebook ou Instagram, pessoas que visitaram o seu site, que interagiram com os seus anúncios, etc.
Nas definições de público-alvo detalhada consegue segmentar o seu público com base em critérios como dados demográficos, interesses e/ou comportamentos. Neste ponto pode incluir ou excluir pessoas. Por exemplo, pode colocar que quer anunciar para um público que tenha interesse em Agência de Marketing Digital e ao mesmo tempo excluir pessoas que tenham interesse em Futebol.
Nas ligações, pode também incluir ou excluir pessoas do seu público com base nas ligações às suas páginas ou eventos. Por exemplo, se quiser comunicar apenas para um público novo, que não conheça os seus serviços, consegue excluir as pessoas que gostam da sua página.
Locais de Publicação
Quanto aos locais de publicação, no início do artigo, vimos todos os locais possíveis onde podia anunciar. Pode escolher locais de publicação automáticos e o Facebook seleciona todos, ou pode escolher locais de publicação manuais e consegue configurar onde vai aparecer o seu anúncio. Recomendamos sempre que seja você a definir os locais de publicação. Por exemplo, se tiver a certeza que o seu público está no Facebook, não será necessário anunciar no Instagram.
Selecione então “Locais de Publicação Manuais”. O Facebook vai abrir toda a lista de locais que falámos anteriormente. Selecione ou desmarque os locais onde quer anunciar.
Orçamento e Horário
Agora vamos definir o Orçamento e Horário de publicação do seu anúncio.
O orçamento é a quantia que pretende investir para apresentar o seu anúncio às pessoas. É também uma óptima ferramenta de controlo de orçamento, já que pode definir exactamente o valor a investir e nunca vai passar esse valor.
Ao nível de orçamento pode escolher entre dois tipos:
Orçamento diário: define um montante que pretende investir diariamente no seu anúncio;
Orçamento para toda a duração: define um montante que quer investir ao longo de toda a duração do seu anúncio.
Seja qual for o tipo de orçamento que escolher, pode sempre definir o início e o fim do anúncio. Pode selecionar “Publicar o meu conjunto de anúncios a partir de hoje” e neste caso o anúncio não tem data de fim. Ou escolher “Definir uma data de início e de fim” e pode selecionar o dia e a hora que quer que inicie e termine o anúncio.
Depois de todas estas configurações, clique em “Continuar”. Vamos então passar para a parte da identidade e criativo do anúncio.
Identidade e Criatividade do Anúncio
Quanto à identidade tem de definir qual a página de Facebook com que vai fazer o anúncio. Isto porque se for administrador de várias páginas tem de escolher com qual pretende anunciar. Defina então a página de Facebook e conta do Instagram.
Vamos passar para a parte criativa do seu anúncio: imagem e copy. Nesta parte pode escolher entre duas coisas:
Criar um anúncio do zero: neste caso vai carregar as imagens, colocar o copy e se necessário link da publicação.
Usar um publicação existente: neste tipo vai usar uma publicação já existente na página de Facebook com que vai anunciar.
Criar Anúncio
Vamos começar pelo primeiro tipo – Criar anúncio.
Clique em “Adicionar Conteúdos Multimédia”, escolha se é imagem ou vídeo e carregue o ficheiro. Repare que tendo em conta o tipo de local de publicação que escolheu anteriormente, tem de carregar imagens com tamanhos específicos. Isto porque o tamanho de imagem para feed de Facebook, feed do Instagram ou Stories é diferente.
Feed Facebook: 1200x628px ou 1600x1600px
Feed de Instagram: 1600x1600px
Stories Instagram: 1080x1920px
Neste exemplo, inserimos uma imagem para o feed do Facebook com 1200x628px. Mas vamos supor que queremos anunciar no Instagram. Então vamos ter de carregar uma imagem com as medidas correctas. Clique em “Seleciona um local de publicação para editar”. Vai aparecer toda a lista de locais de publicação e pode carregar a imagem adequada a cada um deles.
Por último e para terminar o anúncio vamos definir o copy e a ligação do anúncio.
Na parte “Texto Principal” escreva o copy (saiba mais sobre copywriting), o texto, que acompanha a imagem do seu anúncio. No “Apelo à ação”, como escolhemos anúncio de interacção, o Facebook apresenta-nos CTA’s como: Saber mais, Pedir orçamento, Enviar mensagem e Comprar agora. Estes CTA’s devem mudar consoante o objectivo que definiu para o seu anúncio.
Depois coloque o ULR do site para onde quer que a pessoa seja direcionada quando clicar no botão. Aqui, o site pode ser o da sua empresa, pode ser o URL do blog, de uma página específica de produto, etc.
Monitorização
Depois de ter tudo isto definido, ainda pode escolher na Monitorização se pretende que o Píxel de Facebook esteja activo ou não. Para conseguir definir isto é necessário que o Píxel esteja instalado no seu site e recomendamos que esteja sempre ligado. Depois clique em “Confirmar” e o seu anúncio será publicado. Pode acontecer que ele passe primeiro para Revisão, que significa que o Facebook está a verificar se o anúncio cumpre todas as políticas de publicidade. Depois desta verificação o anúncio passa para activo.
Usar uma publicação existente
Agora vamos ver como criar o anúncio através da definição “Usar uma publicação existente”. Comece por clicar em “Selecionar Publicação”.
Vai abrir uma janela como a da imagem acima. Aqui pode escolher qual a publicação que quer usar no seu anúncio. Pode ser uma publicação do Facebook ou do Instagram que esteja ligada à página de Facebook que escolheu no início. Clique numa publicação e depois em “Continuar”.
Vai passar novamente para a parte do Criativo, onde pode escolher colocar um botão e o link ou pode apenas ficar em botão. Para que o anúncio seja publicado clique em “Confirmar”. Este segundo tipo é muito simples porque no fundo o criativo, imagem e copy já estão feitos.
Conclusão
Em conclusão, o grande sucesso do Facebook Ads não se deve apenas ao anúncio em si, mas sim à escolha correcta do objectivo do anúncio e claro a toda a segmentação que faz.
É imprescindível que tenha uma boa estratégia de marketing digital definida para agir de acordo com ela e para no fim obter sucesso. Defina bem o seu produto, comunique as mais valias e estude bem o seu público, só assim alcançará o retorno do investimento que fizer.