Atualmente o vídeo é dos formatos de conteúdo nas redes sociais mais consumidos pelo público e esse consumo só tem tendência para crescer. O facto de ser mais relacionável, contextualizado e criar empatia leva ao aumento do consumo deste formato de conteúdo por parte do público. Contudo, todos nós já vimos vídeos nas redes sociais que estavam com baixa qualidade, com o título ou a legenda cortada, a thumbnail tinha informação que não aparecia completa, entre muitos outros erros de edição. Para além de usar as medidas corretas em cada rede social, é muito importante ter em atenção as margens de segurança para que todo o conteúdo apareça visível em todos os dispositivos.
Medidas adaptadas a cada rede social
Cada rede social tem a sua essência e é importante mantê-la.
Chega de partilhar o mesmo vídeo em todas as redes sociais! Dá trabalho adaptar o seu conteúdo ou as medidas do seu vídeo para cada rede social? Dá. Mas se quer que o seu público assista ao seu conteúdo em vídeo da melhor forma possível, vai ter de demorar uns minutos a mais na edição do seu vídeo.
É importante lembrar que as redes sociais estão em constante atualização e é provável que as medidas que vou mencionar a seguir possam sofrer alteração por parte da plataforma, mas isso já são variáveis que não conseguimos prever. Vai ter mesmo de se ir mantendo atualizado relativamente a estas alterações, por isso sugiro que de vez em quando, faça uma pesquisa pelas medidas mais atuais que as plataformas estão a recomendar.
Para edição de vídeo, recomendo os softwares Davinci Resolve (free) e Adobe After Effects (pago). O Davinci Resolve é o mais completo editor de vídeo a um preço muito acessível. Este tem uma versão free muito boa e em princípio não vai ser necessário fazer o upgrade para a versão paga que apenas tem mais alguns efeitos disponíveis. O Adobe After Effects é um software de animação e edição que apenas ganha ao Davinci Resolve em facilidade de animação e criação de design para os seus vídeos.
O Instagram é provavelmente a rede social mais complexa relativamente a regras e formatos de vídeo. É muito comum ter dificuldade em ajustar o conteúdo de modo a ficar bem no Instagram.
Temos muitas variáveis a ter em consideração na produção de conteúdo para esta plataforma, e nem sempre é fácil ter a informação importante toda visível nos vários formatos em que o vídeo vai aparecer na rede. No entanto, com as recomendações que lhe vou mostrar a seguir vai ser mais fácil ter os vídeos bem apresentados para o seu público.
Vamos por partes, no Instagram podemos ter os seguintes formatos de vídeo:
- Post
- IGTV
- Story
Post
O post foi o primeiro formato de vídeo criado pelo Instagram e ele tem as suas limitações, tais como: só pode ter 60 segundos. Não é possível passar à frente na timeline e possui algumas limitações de medidas nomeadamente o aspect ratio (proporção de tela) vertical não pode ser superior a 4:5.
As medidas recomendadas para um post de vídeo são as seguintes:
1080×1350 px (4:5) Vertical