Agência de Marketing Digital e Resultados
Medidas de Vídeos para Redes Sociais e Margens de Segurança

Medidas de Vídeos para Redes Sociais e Margens de Segurança

Atualmente o vídeo é dos formatos de conteúdo nas redes sociais mais consumidos pelo público e esse consumo só tem tendência para crescer. O facto de ser mais relacionável, contextualizado e criar empatia leva ao aumento do consumo deste formato de conteúdo por parte do público. Contudo, todos nós já vimos vídeos nas redes sociais que estavam com baixa qualidade, com o título ou a legenda cortada, a thumbnail tinha informação que não aparecia completa, entre muitos outros erros de edição. Para além de usar as medidas corretas em cada rede social, é muito importante ter em atenção as margens de segurança para que todo o conteúdo apareça visível em todos os dispositivos.

Medidas adaptadas a cada rede social

Cada rede social tem a sua essência e é importante mantê-la.

Chega de partilhar o mesmo vídeo em todas as redes sociais! Dá trabalho adaptar o seu conteúdo ou as medidas do seu vídeo para cada rede social? Dá. Mas se quer que o seu público assista ao seu conteúdo em vídeo da melhor forma possível, vai ter de demorar uns minutos a mais na edição do seu vídeo. 

É importante lembrar que as redes sociais estão em constante atualização e é provável que as medidas que vou mencionar a seguir possam sofrer alteração por parte da plataforma, mas isso já são variáveis que não conseguimos prever. Vai ter mesmo de se ir mantendo atualizado relativamente a estas alterações, por isso sugiro que de vez em quando, faça uma pesquisa pelas medidas mais atuais que as plataformas estão a recomendar.

Para edição de vídeo, recomendo os softwares Davinci Resolve (free) e Adobe After Effects (pago). O Davinci Resolve é o mais completo editor de vídeo a um preço muito acessível. Este tem uma versão free muito boa e em princípio não vai ser necessário fazer o upgrade para a versão paga que apenas tem mais alguns efeitos disponíveis. O Adobe After Effects é um software de animação e edição que apenas ganha ao Davinci Resolve em facilidade de animação e criação de design para os seus vídeos.  

Instagram

O Instagram é provavelmente a rede social mais complexa relativamente a regras e formatos de vídeo. É muito comum ter dificuldade em ajustar o conteúdo de modo a ficar bem no Instagram.

Temos muitas variáveis a ter em consideração na produção de conteúdo para esta plataforma, e nem sempre é fácil ter a informação importante toda visível nos vários formatos em que o vídeo vai aparecer na rede. No entanto, com as recomendações que lhe vou mostrar a seguir vai ser mais fácil ter os vídeos bem apresentados para o seu público. 

Vamos por partes, no Instagram podemos ter os seguintes formatos de vídeo:

  • Post
  • IGTV
  • Story

Post

O post foi o primeiro formato de vídeo criado pelo Instagram e ele tem as suas limitações, tais como: só pode ter 60 segundos. Não é possível passar à frente na timeline e possui algumas limitações de medidas nomeadamente o aspect ratio (proporção de tela) vertical não pode ser superior a 4:5.

As medidas recomendadas para um post de vídeo são as seguintes:

1080×1350 px (4:5) Vertical

Medidas de Vídeos para Intagram e Margens de Segurança

Este é o melhor formato de vídeo para Instagram porque conseguimos aproveitar toda a área do ecrã disponibilizada para o post. Desta forma, conseguimos colocar mais informação no vídeo e como ocupa mais área do ecrã, o vídeo passa menos despercebido no feed e provavelmente tem tendência a ser mais visualizado pelo seu público.

É recomendável que a thumbnail deste vídeo esteja nos primeiros frames (2 a 4 frames) do vídeo e deve conter a informação importante na área central a 1080×1080 px (1:1). A thumbnail deve estar nos primeiros frames para ser mais fácil de selecionar a thumbnail na app do Instagram. Esta deve conter a informação importante na área central a 1080×1080 px porque quando abrem o seu perfil para ver o seu conteúdo, a thumbnail dos vídeos e as fotos aparecem no formato quadrado. 

Caso faça o vídeo neste formato e no momento de fazer upload para o Instagram o vídeo apareça no formato quadrado, o que tem de fazer é apenas clicar neste botão

Medidas de Vídeos para Redes Sociais e Margens de Segurança
para ajustar a medida do seu vídeo.

Medidas de Vídeos para Intagram e Margens de Segurança

1080×1080 px (1:1) Quadrado

Medidas de Vídeos para Redes Sociais e Margens de Segurança

Inicialmente, todos os vídeos desta rede social tinham de ser publicados ou adaptados para formato quadrado. Contudo, ao longo dos anos o Instagram evoluiu e foi-se adaptando às necessidades dos criadores de conteúdo para que estes tivessem mais liberdade no momento de criarem os seus conteúdos. No entanto, este ainda é um formato muito popular pela facilidade de consumo e pela fácil adaptação às várias redes sociais como vamos ver mais à frente.

A thumbnail pode estar a ocupar a área total do vídeo porque está na mesma proporção da imagem visível no perfil.

Caso não consiga criar o seu vídeo nestes 2 formatos acima referidos, pode utilizar o formato standard para vídeo 1920×1080 px (16:9). Este não é o melhor formato para instagram pois a área de ecrã disponível para visualizar estes vídeos é bem mais reduzida. No entanto, o Instagram permite que os vídeos sejam carregados com esta medida.

IGTV

Medidas de Vídeos para IGTV e Margens de Segurança

O IGTV surgiu para colmatar a limitação do tempo de vídeo do post. Atualmente é possível carregar vídeos até 1ª hora no IGTV e isso permitiu aos criadores produzir conteúdo para a rede sem estarem preocupados em estar dentro dos limites de tempo. Isso traduziu-se num aumento significativo do conteúdo de vídeo na rede. 

Inicialmente não teve muito sucesso porque estes vídeos estavam numa aba diferente do Instagram e era mais difícil de encontrar os conteúdos das pessoas que você seguia e outros conteúdos do seu interesse. Este problema foi suprido com o preview no feed. Atualmente é possível ter um preview no feed de 15 segundos do seu vídeo e após este tempo, basta clicar num botão para ver o resto do vídeo.

O IGTV é ligeiramente mais complexo em termos de formato e margens de segurança. É recomendável a utilização do formato vertical 1080×1920 px (9:16) para vídeo no IGTV. Contudo, há diversos fatores a ter em atenção quando estamos a desenvolver um conteúdo para IGTV.

A área total do vídeo tem de ser 1080×1920 px (9:16), a informação importante deve estar toda na área central 1080×1350 px (4:5) e a thumbnail deve estar nos primeiros frames com a informação importante a 1080×1080 (1:1) no centro do frame.

Após os 15 segundos de vídeo, pode deixar de ter a informação toda concentrada nos 1080×1350 (4:5), uma vez que o vídeo vai passar do player do IGTV. Se fizer sentido para si pode usar mais área para mostrar o seu conteúdo e utilizar os 1080×1920 px (9:16).

Story

Medidas de Vídeos para Story e Margens de Segurança

O formato story não tem grande ciência, é um formato vertical e como é sempre visualizado na vertical, não tem muitas limitações relativamente a informação que possa ser cortada. Apenas é necessário ter em atenção em não colocar informação importante muito junto das margens em toda a volta do frame. Na parte superior temos de verificar se não temos informação importante por baixo do nome de utilizador ou da foto de perfil. Na parte inferior e nas laterais não convém colocar informação muito junta à margem porque é possível que esta seja cortada em alguns dispositivos.

Medida recomendada: 1080×1920 px (9:16).

Facebook

Medidas de Vídeos para Facebook e Margens de Segurança

Apesar de dizerem que o Facebook está “morto” e que a rede social do momento é o Instagram, isso não é verdade. O Facebook tem mais do dobro dos utilizadores ativos em relação ao Instagram e tem muita gente consumindo conteúdo por lá.

No Facebook, o formato de vídeo recomendado é o formato quadrado 1080×1080 px (1:1). Este é o formato “preferido” pela rede social pois é mais facilmente ajustado a cada dispositivo, tanto em mobile como desktop.

O formato quadrado de vídeo tem apenas uma limitação relativamente à thumbnail. Apesar da área do vídeo ser 1080×1080 px, a área visível na thumbnail é apenas 1080×650 px.

À semelhança do Instagram, para facilitar o processo de publicação do vídeo, é recomendável que a thumbnail esteja nos primeiros frames do vídeo e no momento de selecionar a thumbnail do vídeo, basta arrastar a barra para o início do vídeo.

Nem sempre é fácil criar conteúdo no formato quadrado por não ser um formato muito tradicional em vídeo. O formato de vídeo preferido pelos editores continua a ser o standard 1920×1080 px (16:9) por ser mais semelhante à visão periférica do ser humano. Assim é sempre um desafio criar vídeo noutro formato.

Podemos carregar vídeo a 1920×1080 px (16:9), no entanto, não vai ter tanto destaque no feed como o formato quadrado e para visualizar o vídeo no telemóvel o utilizador vai sentir a necessidade de rodar o telemóvel para consumir o conteúdo.

LinkedIn

Medidas de Vídeos para Linkedin e Margens de Segurança

Apesar de não ser o foco desta rede social, é cada vez é mais comum vermos conteúdo de vídeo no LinkedIn e quem publica vídeos com frequência nesta rede tem obtido resultados muito bons. Como há poucos criadores de vídeo no LinkedIn, é mais fácil de ter sucesso nesta rede social produzindo vídeo.

O formato de vídeo recomendado para LinkedIn é o formato quadrado quadrado 1080×1080 px (1:1). Estas medidas são as ideais tanto para mobile como desktop. Desta forma é possível ter uma boa área disponível e a plataforma não necessita de alterar o seu vídeo para ser aplicado no layout da mesma.

No LinkedIn não é necessário criar thumbnail. Como os vídeos têm autoplay e não há uma aba apenas para vídeo, não é necessário ter thumbnail.

TikTok

O TikTok é a rede social mais recente de todas as redes apresentadas anteriormente. Esta plataforma distingue-se das outras redes relacionadas pelo facto de ser apenas possível produzir conteúdo em vídeo.

A medida recomendada é 1080×1920 px (9:16) por ocupar toda a área do ecrã. É possível carregar vídeo com outras medidas, no entanto, se podemos ocupar toda a área do ecrã, porque não ocupar?

A thumbnail dos vídeos do TikTok, à semelhança da maior parte das outras redes sociais, aparece nos primeiros frames do vídeo.

Quando produzimos vídeo para o TikTok temos de ter em atenção algumas margens. Na imagem abaixo podemos ver quais são os locais onde não devemos colocar informação importante porque a visibilidade é reduzida pelos textos e ícones utilizados pelo layout do TikTok.

Medidas de Vídeos para Tik Tok e Margens de Segurança

Medidas de Vídeos para Redes Sociais e Margens de Segurança

Descarregue a imagem e sobreponha-a ao seu vídeo para verificar que tem o conteúdo todo dentro das margens de segurança. É importante esta imagem estar a 100% de scale para que esteja na escala correta.

Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeo. Apesar de ser considerada uma rede social, o foco da plataforma não é socializar mas sim a partilha de conteúdo em vídeo. Esta plataforma tem uma grande vantagem em relação às outras redes sociais, a ferramenta de pesquisa funciona melhor nesta plataforma. Ou seja, é mais fácil para o público encontrar os conteúdos que quer consumir.

Relativamente a formatos, o Youtube não é muito rigoroso. Contudo, o formato standard para esta plataforma é o horizontal 1920×1080 px (16:9). Como a maioria dos conteúdos estão neste formato, mesmo que o utilizador esteja a ver o vídeo no telemóvel, é mais provável que tenha de virar o ecrã para ver o vídeo na horizontal, daí não ser necessário adaptar o vídeo para formato quadrado.

Dependendo do conteúdo, pode ser vantajoso gravar a 4k 3840x2160px. Tem como vantagem uma maior qualidade de vídeo, mas esta só é perceptível em ecrãs maiores. Como 70% consomem vídeo no Youtube em mobile, não é algo fundamental. Esta medida pode dificultar o processo de edição porque nem todos os computadores conseguem editar vídeo a 4k com fluidez.

A thumbnail deve ser carregada numa imagem à parte em PNG e deve conter as mesmas medidas do vídeo, ou seja 1920×1080 px (16:9)

É recomendável dar uma pequena margem inferior principalmente se forem vídeos com falas, para que no caso de o vídeo ser legendado no Youtube após a sua publicação, ficar um espaço em baixo sem informação relevante para facilitar a leitura das legendas.

Medidas de Vídeos para youtube e Margens de Segurança

Medidas de Vídeos para youtube e Margens de Segurança

As medidas referi acima são as medidas recomendadas. Todavia, dependendo do seu conteúdo, pode fazer sentido utilizar outras medidas ou outro aspect ratio para transmitir uma sensação diferente.

Da próxima vez que criar vídeo para as suas redes sociais, tenha em atenção estas medidas e margens de segurança para que nenhum conteúdo fique cortado no seu vídeo e possa então dar uma melhor experiência ao seu público.

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva
Head of Video

Também te pode interessar
Como gravar vídeos com o smartphone

Como gravar vídeos com o smartphone

Nos dias de hoje já não é necessário ter grandes câmeras para gravar grandes vídeos, basta apenas agarrar o... Ler mais
Facebook Ads: as regras dos anúncios

Facebook Ads: as regras dos anúncios

Para começar a utilizar a plataforma Facebook Ads é fundamental que saiba as regras de anúncios implementadas pela rede... Ler mais
Vídeo Marketing: a importância da legenda

Vídeo Marketing: a importância da legenda

Não é segredo que o uso do vídeo no marketing digital está a dar que falar já há alguns... Ler mais